Professor Substituto de
Educação Infantil ? Temporário
Língua Portuguesa:
1) Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários); 2) Sinônimos e antônimos; 3) Sentido próprio e figurado das palavras; 4) Pontuação; 5) Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção ? emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem; 6) Concordância verbal e nominal; 7) Regência verbal e nominal; 8) Colocação pronominal; 9) Crase.
Matemática:
1) Situações-problema envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação com números racionais nas suas representações fracionária ou decimal; 2) Mínimo múltiplo comum; 3) Máximo divisor comum; 4) Porcentagem; 5) Razão e proporção; 6) Regra de três simples ou composta; 7) Equações do 1º ou do 2º graus; 8) Sistema de equações do 1º grau; 9) Grandezas e medidas ? quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa; 10) Relação entre grandezas ? tabela ou gráfico; 11) Tratamento da informação ? média aritmética simples; 12) Noções de Geometria ? forma, ângulos, área, perímetro, volume, teoremas de Pitágoras e de Tales.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação:
1) Dimensão pedagógica - currículo, planejamento e avaliação da aprendizagem. O brincar como eixo estruturante da aprendizagem da criança. Organização e planejamento do trabalho pedagógico: espaço, tempo e possibilidades educativas. Teorias didáticas na educação infantil. Avaliação na educação infantil; 2) Dimensão do desenvolvimento infantil - aprendizagem, afetividade e interação social. A educação, o cuidado e os afetos na educação infantil. Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento à educação. Psicomotricidade na educação infantil; 3) O conhecimento na educação infantil. O currículo na educação infantil. As múltiplas linguagens da criança. Letramento na educação infantil. Ensinar e aprender matemática na educação infantil. A criança e seu ambiente social, cultural e natural; 4) Dimensão social e política da escola. Concepções de educação, de escola e sua função social. Políticas de inclusão, educação especial e multiculturalidade na escola. Relações entre escola, família e sociedade. A formação do professor da educação infantil; 5) Legislação educacional.
Bibliografia:
Conhecimentos Pedagógicos:
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? Coordenação Josca Ailine Baroukh. Coleção InterAções. São Paulo: Blucher, 2012.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira (coord.). Práticas cotidianas na Educação Infantil- bases para a reflexão sobre as orientações curriculares. MEC/UFRGS: Brasília, 2009.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; GOBBATO, Carolina. A complexidade do ?como fazer? na Educação Infantil: implicações para a formação docente na perspectiva da artesania. Debates em Educação, v. 14, p. 312-331, 2022.
CRAIDY, C. e KAERCHER, G. E. (orgs.) Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre, RS: Grupo A, 2001.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.
FOCHI, Paulo Sergio. Criança, currículo e campos de experiência: notas reflexivas. Conjectura: filos. e Educ., Caxias do Sul, v. 25, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GOBBI, Márcia. Múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Editora Mediação, 2006.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo Em Movimento ? Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, nov. 2010.
MACÊDO, Lenilda Cordeiro de; DIAS, Adelaide Alves. O cuidado e a educação enquanto práticas indissociáveis na educação infantil. Anais da 29ª Reunião Anual da ANPED. Rio de Janeiro, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015.
NCPI (Núcleo Ciência Pela Infância). O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2021.
ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de. Interações: ser professor de bebês ? cuidar, educar e brincar, uma única ação. Coleção InterAções. São Paulo: Blucher, 2012.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (org.). Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. Campinas: Papirus, p. 175-200, 2000.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1166?1176, 2020. DOI: 10.17648/diversitas-journal-v5i2-1059.
POTT, Eveline Tonelotto Barbosa. Perspectivas sobre a infância em debate: contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon. Perspectivas em Psicologia, Uberlândia, v.23, n.1, p.75-93, jan/jun. 2019.
VEIGA, I.P.A.(Org) Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas. SP. Papirus, 2001.
Legislação:
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Artigos 208 a 214.
BRASIL. Lei Federal nº 8.069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigos 1º a 6º, 15 a 18- B, 53 a 59 e 131 a 137.
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: SEE/MEC, 2008.
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. (Capítulos; Introdução, Estrutura da BNCC, A Etapa da Educação Infantil)
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de educação básica. Brinquedos e brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica / Ministério da Educação. Secretaria de educação básica: MEC/SEB, 2012.
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO, 2017.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista, SEDUC/Undime SP. São Paulo: SEDUC/SP, 2019. - Educação Infantil.
Currículo da Rede Municipal de Piracicaba
LDB - BRASIL. Lei Federal nº 9.394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
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